Novidade
Recursos pedagógicos para os professores
Uma novidade esse ano é que, além do tradicional concurso de redações, os professores de Língua Portuguesa terão acesso a um conteúdo pedagógico extra para trabalhar o tema e também a prática de produção textual em sala de aula. Diante de todas as questões envolvendo a prática textual, o trabalho proposto sugere o uso de ferramentas audiovisuais e outras mídias digitais como elementos base para o desenvolvimento e prática de texto em sala de aula. As sequências didáticas apresentadas consideram temas relacionados à natureza, o que já é uma oportunidade de aproximar os alunos de outra disciplina como Ciências, por exemplo, ou ainda despertar neles uma consciência ambiental de respeito e proteção aos seres da nossa fauna e flora.
Além disso, o método proposto permite uma aproximação com a produção textual presente no universo digital e toda a sua multiplicidade de linguagens. Considerando que os alunos hoje dominam vários recursos tecnológicos a prática proposta irá dar condições para que eles “dominem” os gêneros textuais desse ambiente digital, o que torna a proposta didática algo de grande interesse, já que ela vem de encontro a princípios de pluralidade cultural e diversidade de linguagens, motivando a interação do aluno com o assunto sobre o qual ele vai escrever.
No exercício proposto um vídeo, um documentário ou um podcast é apresentado sobre um tema. Os alunos tomam nota dos pontos relevantes a serem considerados no texto, como se também fossem entrevistadores daquele ambiente, e a partir dessas informações devem produzir um texto, seja ele para um site, blog ou post. Eles irão aprender sobre natureza, escrevendo sobre ela, e ainda com a oportunidade de desenvolverem a escrita. O projeto terá ainda um concurso de posts para estimular os alunos a desbravar a produção de conteúdo digital, e os escolhidos terão o material publicado nas redes sociais do Terra da Gente, programa parceiro do EPTV na Escola este ano.